Serra da Posse entra no rol do Programa de reflorestamento na Zona Oeste

A Prefeitura do Rio tem investido na implantação de parques urbanos e reflorestamento, em projetos que aumentam a cobertura vegetal na cidade e ampliam o conforto térmico da população. O mapa do calor do Rio, divulgado recentemente, mostrou que as zonas Norte e Oeste são as regiões que mais sofrem com as altas temperaturas. Por isso, as principais ações estão sendo desenvolvidas nessas áreas.

O Rio de Janeiro é a única grande cidade do Brasil com programa de reflorestamento permanente. Foram 10 milhões de mudas plantadas desde 1986, o equivalente a 3.600 campos de futebol. Só o programa Refloresta Rio, por exemplo, já plantou 366 mil mudas desde 2021.  De janeiro a novembro deste ano, foram mais de oito mil árvores em ruas do município, sobretudo nas regiões de Deodoro, Santa Cruz, Barra e Jacarepaguá.

Confira as principais ações da Prefeitura do Rio com o objetivo de ampliar as áreas verdes na zona oeste:

Serra da Posse

A nova floresta da Posse passará pela ampliação da área de mata para 950 mil metros quadrados, o equivalente a 95 campos de futebol, com a recuperação dos mananciais e ações de proteção da fauna e flora nativa. Houve o plantio de 62 mil mudas de mais de 100 espécies diferentes da Mata Atlântica numa área de 31 hectares. Para reflorestar toda a Serra da Posse, que abrange os bairros de Campo Grande, Santíssimo e Senador Vasconcelos, falta plantar mais 160 mil mudas, aproximadamente,  numa região de 63 hectares.

Parque Susana Naspolini

As obras do parque, em Realengo, prevêem o plantio de 3,7 mil árvores, o equivalente a nove campos de futebol, um bosque com 11,2 mil metros quadrados, hortas e pomares, além de um espelho d’água e jardins aquáticos. O destaque do parque, que terá 77 mil metros quadrados, será um conjunto de torres que irão aspergir gotículas de água para espantar o calor.

Parque Oeste

Em Inhoaíba, o parque terá 234 mil metros quadrados. Está previsto o plantio de 11 mil mudas, reflorestamento de 61,8 mil metros quadrados, além da preservação do verde local. O projeto prevê também soluções de conforto térmico para os frequentadores, como chuveiros cascata, escadas d´água e piscina.

 

 

Postado em _Slider, Meio Ambiente